sábado

Punk Marketing...

Punk Marketing é, segundo Richard Laermer e Mark Simmons, autores do livro Punk Marketing, "uma maneira diferente de se fazer as coisas. É uma filosofia que rejeita as verdades estabelecidas e que parte da premissa que agora é o consumidor (não as marcas) quem manda."
Na minha opinião, o Punk Marketing surge para quebrar com as rotineiras técnicas de comunicação, técnicas essas ultrapassadas que, de uma forma geral não despertam a atenção do consumidor.
Mas será que as estratégias de comunicação utilizadas durante tanto tempo e com tão bons resultados para as marcas ou empresas já não fazem mesmo nenhum sentido? Cada vez fará menos sentido.
É preciso perceber e acompanhar a evolução dos meios de comunicação. As técnicas mais antigas faziam todo o sentido quando o consumidor tinha a televisão e pouco mais como veículo de informação. Estavam como que programadas ou vocacionadas apenas para dar a conhecer o produto ou marca e as suas características, o que realmente fazia sentido se atendermos à pouca informação que o consumidor tinha.
Nos dias que correm, em que as fontes de informação são inesgotáveis e em que é o próprio consumidor que procura informação acerca do produto ou serviço que pretende, o uso das técnicas mais antigas faz cada vez menos sentido.
Para despertar a atenção, aguçar a curiosidade e divertir o consumidor actual é preciso algo mais. É preciso criatividade, correr riscos, inovar, ousar, chocar, originalidade, irreverência, é preciso pensar diferente.
Afinal, o tempo em que as empresas/marcas “mandavam” já lá vai. Agora, é o consumidor que dita as regras.
Ao abordar o Punk Marketing, é incontornável não referir o Manifesto defensor deste conceito criado por Richard Laermer e Mark Simmons.

Aqui ficam os 15 itens que constituem o Manifesto:

1.º “se não arriscar morre”
2.º “desafie as assumpções da indústria.”
3.º “mantenha uma posição firme” dado que não se pode agradar a todos.
4.º “não ceda aos clientes”
5.º “não seja controlador”
6.º “nunca perca a honestidade”
7.º “crie inimigos”
8.º “deixe que os consumidores descubram a qualidade da sua marca”
9.º “pense à frente dos rivais”
10.º “não se deixe iludir pela tecnologia”
11.º “mantenha-se fiel às suas vantagens competitivas”
12.º “comunique com simplicidade”
13.º “aposte sempre na qualidade”
14.º “use novas ferramentas de marketing”
15.º ”interrogue-se constantemente”

Vantagens

Uma boa dose de inspiração e de originalidade conjugada pelas tecnologias de informação existentes permite despertar a atenção e curiosidade do consumidor. Este facto é desde logo uma vantagem se atendermos ao quase inexistente investimento financeiro a empregar.
A possibilidade de recorrer às novas tecnologias de informação, como a Internet, sem a obrigatoriedade de qualquer investimento financeiro permite igualdade entre as empresas/marcas sejam elas grandes ou pequenas, com muitos ou poucos recursos financeiros e estejam elas no mercado à muito ou pouco tempo.

Desvantagens
Há um risco claro que as empresas ou marcas correm com acções deste tipo. Pelas características destas acções, facilmente a controvérsia pode ser gerada e se tomar grandes proporções, pode rapidamente espalhar-se e conduzir um produto, uma marca ou uma empresa ao descrédito.
Outra desvantagem tem a ver com as elevadas expectativas que provocam no consumidor. Se não corresponderem ao esperado as consequências podem ser nefastas.

O vídeo que poderá ver de seguida é um óptimo exemplo de Punk Marketing.
O vídeo foi lançado pela
Bjorn Borg e tem como objectivo mostrar que o amor é para todos.
Sobre esta campanha, apenas quero dizer que é ousada, diferente, controversa, que aborda assuntos polémicos capazes de chocar os mais conservadores.



Fontes:
http://economia.publico.clix.pt
www.bjornborg.com
http://punkmarketing.com/

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Faço aqui a minha avaliação geral dos vários posts: muito bem, gosto do trabalho e da forma de abordagem. A melhorar talvez apenas mais produção ppa, clara/ identificar com aspas os textos de outros e abusar do multimédia que isto permite.
Só volto agora para as notas.
Bom trabalho!