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Experience Marketing...

O Experience Marketing é uma técnica de comunicação que provoca a interacção entre a empresa ou marca e o consumidor com objectivos explícitos de conquista e fidelização de clientes bem como forma de premiar equipas de trabalho, reflectindo-se essas acções em aumentos de volume de vendas.
Esta é também uma nova técnica de comunicação inovadora na medida em que permite a diferenciação.
Num ambiente externo cada vez mais competitivo, em que a oferta é muita e diversificada, as características e os benefícios dum produto ou serviço por si só não vendem. É preciso algo mais, é necessário encontrar formas de agregar valor.
Citando Pierre Schurmann, sócio e presidente do Experience Group, o recurso a esta nova técnica de comunicação é uma mais-valia, pois uma empresa, marca ou produto, “para se diferenciar, é preciso ter algo a mais para falar com um público que está cada vez mais fragmentado.”

É nesta senda que surge o Experience Marketing que, na minha opinião consiste na realização de acções inesperadas, surpreendentes, inesquecíveis, encantadoras e até mesmo personalizadas, proporcionadoras de experiências marcantes no consumidor (subentenda-se consumidor interno, ou seja, colaboradores da empresa e externo) fazendo com que este se torne fiel e divulgador activo do produto, serviço ou marca.

Vantagens
É indiscutível que as acções de experience marketing, pelas suas características e pelo que proporcionam, fortalecem laços que vão para além de “laços comerciais”, laços esses que podem tornar o cliente fiel e activo na divulgação da empresa ou marca.
Outra vantagem clara tem a ver com o facto de permitir a diferenciação face à concorrência, agregando também mais valor ao produto ou serviço e assim torna também as empresas ou marcas mais competitivas.
A possibilidade de atingir o público-alvo de forma eficaz é outro aspecto vantajoso que advém do recurso a esta nova técnica de comunicação.
Permite ainda, pelo impacto que tem, reforçar o posicionamento de uma empresa ou marca.


Desvantagens
Esta técnica de comunicação não é propriamente barata. As experiências proporcionadas normalmente acarretam custos elevados, e portanto não estão ao alcance de qualquer empresa.
As acções devem ser bem preparadas. Devem ser alvo de uma preparação cuidada. Se assim não for, o efeito será contrário ao pretendido, ficando o consumidor com uma percepção medíocre da marca ou empresa.


Exemplos:
De seguida podem ver um vídeo de uma das milhares de experiências disponibilizadas pela empresa portuguesa A vida é bela e que é um óptimo exemplo do que pode ser oferecido pelas empresas, por exemplo aos seus melhores clientes ou mesmo aos colaboradores que mais se destacaram positivamente durante um determinado período de tempo.
Na experiência que visualizará de seguida, é perceptível a adrenalina, a felicidade é contagiante e será com toda a certeza uma experiência marcante para o felizardo contemplado.
E mais não adianto. Vá, roam-se de inveja



http://www.youtube.com/watch?v=rHaxlebkZoE&feature=related


Agora que já viram o salto Tandem, em linguagem corrente, salto de pára-quedas acompanhado por um pára-quedista, e que tal será a sensação de estar sentado num Porsche Boxster com 280 cv conduzido por um instrutor experiente a alta velocidade? E se no final nos surpreenderem com a possibilidade de sermos nós próprios a conduzir? Adrenalina total. Mais uma experiência memorável, inesquecível para o comum dos humanos…


Não resisti a colocar mais um vídeo, que ilustra toda a boa disposição dos participantes. A felicidade, o abstrair das rotinas diárias, são realmente constatadas. As pessoas desfrutam verdadeiramente das experiências, como a que poderão ver de seguida. Ninguém consegue ficar indiferente a isto…



De seguida descrevo um exemplo de experience marketing que visa o agregar de valor sobre um produto comercializado.

Refiro-me à Starbucks, que acrescentou um novo significado ao hábito de tomar café e transformou-o numa experiência.
Para além da oferta de café, oferece também um espaço agradável onde o cliente pode tranquilamente desfrutar do seu portátil com ligação gratuita à internet, da leitura de um livro ou de ouvir música sem que para isso seja obrigado a um consumo obrigatório.

A McDonalds é outra empresa/marca que aproveita muito bem esta nova técnica de comunicação.
Refiro-me, por exemplo, aos menus “Happy Meal”, que para além a oferta do produto básico, oferece ainda produtos para as crianças.
Outra forma que a McDonalds encontrou para agregar valor ao seu produto básico, foram os parques de lazer infantis, que são a delícia das crianças.
Sem se desviarem do seu negócio básico, agregam valor e assim diferenciam-se dos concorrentes.



Fontes:

www.mundodomarketing.com.br
www.avidaebela.com
www.jornalbriefing.iol.pt
www.revistamarketing.com.br
www.mktonline.net

www.youtube.com
www.mcdonalds.pt

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