quinta-feira

Product Placement / Soft Sponsoring...

Product Placement tem como objectivo comunicar um produto, serviço ou marca de uma forma subtil, apoiando-se para isso em programas de televisão como séries e telenovelas, jogos de computador, filmes, entre outros. Por outras palavras, permite que os anunciantes dêem a conhecer o seu produto, serviço ou marca servindo-se de uma conjugação da comunicação com o entretenimento.
O Soft Sponsoring é algo mais, ou seja, relativamente ao Product Placement, esta técnica acrescenta o facto das personagens intervenientes dialogarem sobre o produto, serviço ou marca.
Como curiosidade, estas técnicas têm-se revelado uma grande fonte de financiamento dos produtos de entretenimento.

Vantagens

A garantia de audiência é desde logo uma vantagem adquirida, que é explicada pelo meio como chega ao público, surgindo como parte integrante do conteúdo do entretenimento. No caso de programas televisivos, percebe-se que é uma óptima forma de combater por exemplo o zapping.
Permite também que as empresas anunciantes cheguem ao seu público-alvo de forma mais eficaz.

Desvantagens
No caso, por exemplo de séries televisivas ou telenovelas, se a comunicação for “agressiva” de mais, podem provocar descontentamento do telespectador e consequente perda de interesse pelo programa em questão, sendo o resultado devastador para o responsável pelo produto de entretenimento, podendo o mesmo acontecer ao produto, marca ou serviço comunicado.
Outra desvantagem tem a ver com o custo elevado associado para utilização destas técnicas e o facto do custo/benefício poder ficar aquém do desejado se a criatividade necessária para uma correcta adequação do produto ao programa não seja suficiente para causar o impacto desejado. De acordo com um artigo intitulado de
Dez ideias fortes para 2006, consultado no website www.meiosepublicidade.pt, “…os sindicatos de escritores e actores de Hollywood já exigiram que este tipo de publicidade seja regulamentado, com regras específicas, e que eles próprios recebam parte dos lucros desse tipo de publicidade, já que têm, no caso dos escritores e guionistas, de adaptar as cenas á inclusão de produtos ou serviços.”
No exemplo que apresento de seguida podemos verificar um exemplo de aplicação excessiva de product placement.
Aconteceu no filme I, Robot de 2004 onde apenas nos 10 minutos iniciais do filme, foi possível verificar a presença de marcas como a Converse, a Audi, a Fedex, a JVC entre outras sendo ainda por cima notória uma clara intenção de publicidade a essas mesmas marcas.
Para que se perceba o quão desastroso foi, o I, Robot foi considerado o pior filme na “categoria product placement” por um website Britânico.
O top 10 dos piores filmes na “categoria product placement” para esse mesmo website, bem como a explicação da classificação de cada um deles pode ser visualizada
aqui mesmo.
O exemplo dado, demonstra que o product placement, na verdade, sendo uma técnica que se apresenta inovadora e capaz de produzir bons resultados, deve primar pela subtileza sob pena de descaracterizar e até ridicularizar o produto de entretenimento e mesmo a própria marca, produto ou serviço.
Aqui fica um vídeo com passagens do filme que mostram o que acabei de referir:


A conjugação de product placement e de soft sponsoring é claramente percebida num vídeo também por mim encontrado no website www.youtube.com onde é possível visualizar o produto alvo de comunicação bem como o diálogo entre duas personagens comentando as características do mesmo bem como os benefícios adquiridos da sua utilização. Importa ainda referir que a o produto em causa é um Shampoo da Herbal Essences tendo como suporte de comunicação a televisão e como meio de comunicação a série televisiva Morangos com Açúcar.

Aqui fica o vídeo:


Fontes:
www.meiosepublicidade.pt
www.youtube.com
www.portalwebmarketing.com
www.marketinginovador.com
www.theshiznit.co.uk

Sem comentários: