segunda-feira

Search Engine Optimization...


Search Engine Optimization (SEO) é e será cada vez mais uma poderosa técnica de comunicação para as marcas ou empresas. O objectivo é o de fazer com que um website consiga um melhor posicionamento do que outro no mercado online, de forma a fazer face à concorrência e assim adquirir uma vantagem competitiva.

O recurso a esta nova técnica de comunicação apresenta uma série de vantagens. Apresento algumas claramente percepcionadas.

Esta técnica de comunicação permite aumentar o número de visitantes. Um correcto e claro posicionamento permitirá aumentar o tráfego de qualidade.
Torna possível ainda, que as marcas com menos notoriedade (espontânea), compitam “de igual para igual” com as mais conhecidas.
Esta é também uma técnica que tem ganho cada vez mais importância na medida em que se nota actualmente, uma clara tendência de compra e pesquisa de um determinado produto com recurso à internet.

Quanto a desvantagens, e de acordo com um texto presente no website http://www.marketingdebusca.com/, o qual pode ser lido na íntegra, aqui, os motores de buscam, como por exemplo o Google “… dedicam boa parte dos seus recursos ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos algoritmos que ordenam os sites por suposta ordem de relevância”. Este constante desenvolvimento dificulta a tarefa no posicionamento de um determinado website, pois, ainda de acordo com a fonte acima citada, “o conhecimento de ontem será amanhã insuficiente para posicionar sites em ambientes competitivos.” Isto obriga a um trabalho contínuo e de constante acompanhamento quer do site, ao nível do número de visitas, quer das actualizações do motor de busca.
De referir que o facto de apenas estar disponível num ambiente virtual (internet), limita os potenciais novos clientes/utilizadores a um perfil de consumidor com características muito específicas o que o diferencia do consumidor dito regular.

Quem explorou e tirou partido desta forma de comunicação foi Barack Obama, aquando da sua candidatura à presidência dos Estados Unidos da América.
Apresento de seguida, a primeira página do Google - USA, datada de 12 de Outubro do corrente ano, depois de feita uma pesquisa por “Barack Obama”.


É de assinalar o facto de na primeira página aparecerem seis dos seus sites, o que não é nada vulgar se atendermos ao peso dos websites dos media.
É por demais evidente a exploração das potencialidades do SEO.


Fontes:
http://www.meiosepublicidade.pt/
http://www.marketingdebusca.com/

Sem comentários: