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Marketing Tribal...

O marketing tribal é por mim interpretado como sendo uma nova técnica de comunicação, cujas suas acções se caracterizam essencialmente por se direccionarem a grupos de pessoas (“tribos”) que partilham ideias, valores e interesses comuns e assim uni-las em torno de uma marca, empresa ou produto.
Este objectivo de união é alcançado como uma estratégia que visa a exploração emocional e sentimental do seu público.

Esta nova técnica de comunicação apresenta vantagens interessantes.
Desde logo, é capaz de gerar lealdade à marca ou empresa, proporcionada pela forma emocional como estas interagem com o seu público-alvo.
Questões como o preço são deixadas para segundo plano. O consumidor é capaz de fazer um esforço, tal é a ligação existente entre ele e a marca ou empresa.
A capacidade de atingir o seu público-alvo é outra das vantagens. As “tribos” são facilmente identificadas sendo portanto fácil ir ao encontro do que pretendem.
Uma clara vantagem, tem a ver com o facto de serem os próprios consumidores a espalharem as vantagens de um produto de uma determinada marca e se pensarmos nas tecnologias de informação existentes como a internet, verificamos que uma marca pode ser espalhada pelos seus consumidores um pouco por todo o mundo com a particularidade de aumentar a sua notoriedade bem como o número de elementos pertencentes à “tribo”.

Quanto a desvantagens, destaco a constante inovação que deve ser empreendida de forma a manter a satisfação do seu público-alvo, que se caracteriza como um grupo de seguidores fiéis bastante envolvidos com o produto/marca, aguardando ansiosamente por constantes novidades.
Destacar também que um “passo em falso” pode ser o fim de uma marca. na medida em que desilude o consumidor e com as comunidades online existentes a notícia correrá rapidamente.

Exemplo:

Um bom exemplo de marketing tribal é o da Harley Davidson Motro Company com a criação da “Harley Owners Group”.
A “HOG” é um conceito com um objectivo claro de criação de grupos que partilham a paixão pela marca Harley.
Hoje, é possível comprovar o sucesso da criação deste conceito se atendermos ao elevado número de comunidades existentes.
Uma das acções levadas a cabo por esses grupos consiste na realização de encontros. No vídeo abaixo, podem ver um dos encontros de uma comunidade de “apaixonados” pela Harley.


Outro exemplo mais recente e claro pela abordagem à criação de um grupo foi levado a cabo pela Nespresso.
No vídeo que se segue o conceito de criação de grupo é notório.



Existem ainda muitos outros exemplos de marcas associadas ao conceito de marketing tribal tais como a Aplle com a criação de slogans como: “we are the others”, “we are different”, “we are exclusive”, “we belong to something” ou mesmo como a Hello Kitty que conta com uma extensa comunidade de fans online.

Fontes:
www.youtube.com
www.mktonline.pt.net

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