segunda-feira

Endomarketing...

Muitas vezes, pela falta de formação e consequente desconhecimento do valor real de um determinado produto ou serviço, um vendedor acaba por hipotecar um negócio ou uma venda ou até mesmo a perda de um cliente. É esta lacuna que o endomarketing vem preencher.
O endomarketing ou marketing interno, é uma acção de marketing para os colaboradores internos, que visa prepara-los, promovendo a satisfação e a união dos mesmos, com o objectivo de atrair, conhecer e atender melhor os clientes externos.

Os elementos constituintes de uma organização devem estar em sintonia, para garantir a máxima eficiência. O sucesso de uma empresa depende do sucesso de cada um. Todos devem saber e perceber quais os seus objectivos, metas e formas de actuação.
Para uma empresa ter o produto ou serviço para vender a um cliente, um funcionário seu tem que comprá-lo ou garanti-lo, ou seja, os funcionários devem ter a noção que dentro de uma estrutura todos são clientes.
A máxima do endomarketing é a de que os clientes não são apenas os que compram um determinado produto ou serviço mas também os que os vendem. Os chamados clientes internos.
Assim, também podemos dizer que o endomarketing é o processo que procura satisfazer os clientes internos – colaboradores e fornecedores – como “meio” ou “caminho” para se satisfazer os clientes externos e cumprir os objectivos organizacionais.

Algumas das vantagens adquiridas ao recorrer a este tipo de técnica são por exemplo ao nível da qualidade de vida no trabalho, na medida em que todos os colaboradores estão informados acerca do que vai ocorrendo na empresa, sentindo-se assim parte importante da mesma e motivados para trabalhar de forma a atingir os objectivos e metas próprias e consequentemente organizacionais.
Esta é também uma técnica de comunicação que tende a reduzir os comentários de “corredor”, a especulação, muitas vezes sem fundamento e falsa.
É inquestionável que a formação dos colaboradores para melhor “servir” o cliente é uma mais valia. Como resultado, as vendas ficam mais fáceis, os lucros aumentam, a prestação de serviços será melhor e proporcionará satisfação e fidelização dos clientes.

Quanto a desvantagens, muitas vezes, este tipo de comunicação, se não for simples, clara, objectiva e portanto de fácil interpretação, pode não ser correctamente percebida pelos colaboradores.
A motivação, a satisfação e o envolvimento dos colaboradores, apesar de serem importantes para ajudar a desenvolver e a crescer uma empresa, estão dependentes de outros factores não menos importantes como a formação, a remuneração e a liderança, ou seja, o resultado de sucesso de uma empresa não pode ser assegurado apenas pelo facto de se trabalhar bem o endomarketing.

Uma acção exemplificativa de endomarketing, foi preparada e desenvolvida para a companhia de seguros Liberty Seguros que segundo a própria seguradora, tinha como objectivo “reforçar a identidade da Liberty Seguros e aumentar a notoriedade dos valores da marca”, para além de assinalar o seu 5.º aniversário.
A acção consistia no aproveitamento de Outdoors, onde era possível visualizar uma série de slogans como “Corremos para o proteger – Confie na nossa equipa” ou “Partilhe esta chama” e contavam com a presença de personalidades como Vanessa Fernandes e Artur Agostinho, aos quais se juntavam colaboradores da empresa, conforme podem observar na imagem abaixo apresentada.
De acordo com Nuno Madeira, director geral da DCE, a agência responsável pelo desenvolvimento da campanha, “o desafio da agência passou pela integração de toda a equipa nacional de agentes na campanha, e a estratégia de outdoors levou-nos a criar peças únicas para colocação em zonas específicas…”.
Parece-me um exemplo perfeito de como envolver e motivar os quadros de uma empresa e fazer com que eles percebam o quão importante são na estrutura da mesma.



A descrição mais pormenorizada desta campanha pode ser vista aqui.

Fonte: www.meiosepublicidade.pt

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