segunda-feira

Marketing Viral...

O Marketing Viral é uma técnica de comunicação de marketing cuja sua mensagem tem um objectivo em tudo semelhante à de Buzz Marketing, ou seja, passa por criar uma mensagem apelativa que motive conversas entre os diferentes targets definidos. O objectivo é que o conteúdo da mensagem seja “contagioso como um vírus” e que se assim for, se espalhe, reproduzindo-se a grande velocidade.
O marketing viral difere-se do buzz marketing pelo meio que recorre para atingir o fim. Enquanto o buzz marketing serve-se do passa-a-palavra, o marketing viral é despoletado servindo-se de redes sociais online na internet.

Aponto agora algumas das vantagens do marketing viral.
Esta é uma técnica de comunicação “low cost”, tanto na produção como na distribuição.
Se a mensagem contiver todos os ingredientes para despertar atenção, rapidamente atinge um considerável número de pessoas, onde de entre estas se encontram os destinatários da mensagem.
Uma campanha viral permite que uma marca chegue “aos quatro cantos do mundo” num curto espaço de tempo.
São os próprios consumidores que, por vontade própria, patrocinam a marca. No entanto, esta questão é vantajosa na medida em que a mesma favoreça a marca ou o produto.
Esta técnica de comunicação permite também criar uma mensagem “cool” nos mais diversos formatos (texto, imagens, vídeo, voz, etc) o que faz com que o consumidor associe a marca ou produto à palavra “cool”, ousada, inovadora, dinâmica, diferenciada das demais…

Como desvantagens exponho as seguintes.
É uma técnica que prima pela incerteza quanto aos resultados. Nem todas as mensagens têm o tal “vírus”. Quanto mais inovadora, original, polémica, cómica e agressiva a mensagem for, mais apelativa se torna, o que faz despertar o interesse das pessoas para reenviar uma determinada mensagem.
Se a mensagem tiver conotações negativas e for mal percebida pelo consumidor, o “patrocinador” não deixará de a espalhar, sendo que o resultado para a marca poderá ser nefasto. Não podemos deixar de referir que nestes casos, a mensagem tende a espalhar-se mais rapidamente do que quando a mensagem é positiva ou favorável à marca.
A impossibilidade de atingir premeditadamente o público-alvo é pode também ser entendida como uma desvantagem.
Este tipo de comunicação também pode ser prejudicial para uma determinada marca, na medida em que a mensagem pode chegar às pessoas estando numa fase já ultrapassada, sendo impossível retirá-la de circulação.
As acções de marketing viral ainda são pouco eficazes. De acordo com um estudo da Júpiter Research, “apenas 15% das campanhas virais atingem os seus propósitos.”

Como exemplo de uma campanha de marketing viral, apresento uma, criada para a TMN comunicar o seu patrocínio ao Fantasporto. Esta acção, de acordo com Filipa Caldeira, sócia da agência criadora da mesma, “Foi uma acção curta, mas o efeito viral foi fantástico”.
Esta campanha consistia em envolver o maior número de participantes, contando com uma figura central, de seu nome Tiago Tavares, que tinha descoberto uma tentativa de boicotar o Fantasporto e por isso, foi alvo de um rapto. O desafio era encontrá-lo.
A aventura teve início, com um teaser no Sapo Vídeos, que mostrava Tiago num cativeiro.
No dia seguinte, foi criado um website, http://www.ajudaotiago.com/, que permitia a colocação dos contactos dos participantes, sendo estes posteriormente contactados pelo Tiago. A mensagem era personalizada, sendo os participantes tratados pelo seu nome próprio.
Após a chamada, eram dirigidos para o “blog do raptor” e aí verificavam que o seu nome se encontrava na “lista negra”.
A próxima fase consistia no envio diário de sms personalizadas com pistas do local onde o Tiago estaria preso.
Esta aventura terminou quando os participantes descobriram um mendigo (actor contratado) que estava num determinado local e em que os 60 primeiros a encontrá-lo foram premiados pela TMN.
Como curiosidade, em apenas 24 horas, o vídeo teve 12 mil visualizações e o website, em apenas quatro dias contou com mais de 100 mil visitas.
Esta campanha foi tema de conversa em centenas de blogs e fóruns.

Se pretender conhecer todos os pormenores desta campanha, pode consultar no website www.meiosepublicidade.pt um artigo intitulado de “Onde estava o Tiago?”, escrito por Maria João Lima, o qual data de 7 de Março de 2008, artigo que relata muito bem toda a acção.

Fontes:
http://www.meiosepublicidade.pt/

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