domingo

Buzz Marketing...

O que significa a palavra “Buzz”? Nada mais nada menos que … Zumbido.
Neste caso, um agradável zumbido de promoção, enigma, surpresa e novidade.
Enfim, MARKETING!!!
Uma acção de buzz marketing tem como objectivo despertar a atenção das pessoas fazendo com que elas comentem, discutam, logo, que seja tema de conversa.
Quanto mais as pessoas comentam, diz-se que maior é o buzz, seja ele por meio de “passa a palavra” nas ruas, em blogs, sites ou grandes veículos de comunicação.
O buzz marketing é também, algo muito complicado de mensurar.
No entanto, já várias empresas no mundo o fazem. Uma delas é a Nielsen.

Quais as vantagens e desvantagens do Buzz Marketing?

Tal como o marketing de guerrilha, este tipo de comunicação não obriga a um esforço financeiro.
A possibilidade de utilizar uma ferramenta como a Internet é algo também muito vantajoso na medida em que permite atingir rapidamente os mais diversos mercados bem como um interessante e elevado número de pessoas.

No que diz respeito a desvantagens, dou especial relevo ao facto de uma acção ter um impacto contrário ao pretendido. Para que tal aconteça, basta a mesma não ir de encontro às expectativas do consumidor, que rapidamente a vantagem retirada pela “facilidade e rapidez de difusão” se transforma numa desvantagem. Quando se trata de denegrir uma marca, o passa-palavra tem um efeito devastador e consequentemente difícl de reparar.

Como exemplo, apresento um vídeo que foi claramente um caso de sucesso no que diz respeito ao buzz marketing.
Estou a falar de um vídeo lançado em 2005 pela Nike intitulado de “Touch of Gold” e que conta com Ronaldinho como figura central.
A acção desenrola-se em pleno Camp Nou, estádio do Barcelona, onde são entregues a Ronaldinho um par de chuteiras (da Nike), começando este a brincar com a bola (Nike). Até aqui tudo normal.
O “buzz” é despertado quando ele, de fora da área, chuta a bola contra a trave da baliza e a recebe sem que ela caia, repetindo a façanha por mais 3 vezes, consecutivas. Esta acção gerou um grande “zumbido” na medida em que toda a gente comentava se seria ou não uma montagem.
Quando a Nike era interpelada acerca da veracidade do vídeo, simplesmente não se pronunciava. Quanto a Ronaldinho, disse sempre que não havia qualquer manipulação no vídeo.




Nota: Quando pesquisei o vídeo no Youtube, verifiquei que o vídeo foi, não só visto por milhões de pessoas mas também comentado por milhares.
Este vídeo foi também um caso de sucesso de marketing de guerrilha por ter despertado a atenção dos media.
Foi exibido na televisão um pouco por todo o mundo, em programas desportivos, em telejornais, e outros. Até em revistas e jornais esteve presente.
Em jeito de conclusão, resta-me dizer que a Nike, com esta acção, esteve em todos os espaços de media, um pouco por todo o mundo, sem desembolsar qualquer Euro.

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

EStá óptimo. Não esquecer o princípio que orienta tudo: o desafio original. Neste caso, faltam as vantagens e desvantagens. Já agora uma nota: o buzz já é mensurável. Várias empresas no mundo o fazem. A Nielsen é uma delas.